Caxias do Sul / RS - segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lesão do Manguito

 

 

Lesão do Manguito Rotador

     Pode ocorrer uma lesão do manguito rotador do ombro devido a um trauma (queda sobre o ombro ou cotovelo), um levantamento de peso excessivo ou por alterações degenerativas.

     O ombro fica muito fraco e há dor ao tentar elevar o braço. Geralmente o melhor tratamento para estas lesões é o reparo cirúrgico o mais rápido possível para evitar a atrofia e o aumento da lesão.

 

    A lesão também pode ocorrer devido a alterações degenerativas advindas da idade. Estes casos podem se tornar crônicos com uma incapacidade mais leve, porém as lesões podem se tornar irreparáveis se não forem tratadas precocemente. Estes casos devem ser avaliados individualmente dependendo do grau de dor e da atividade de cada paciente.

 

EXAMES DIAGNÓSTICOS

     São necessários exames de raio X para avaliar a integridade óssea, ecografia e ressonância magnética para avaliar os tendões.

 

TRATAMENTO CIRÚRGICO

     O tratamento de preferência é por videoartroscopia, quando são realizados pequenas incisões na pele (geralmente 4), e os tendões rompidos são reparados conforme o tipo da  lesão.

     Os pontos no tendão podem ser feitos de tendão a tendão ou osso - tendão, dependendo do formato da lesão. Por este método, fixa-se o tendão ao osso utilizando-se âncoras ósseas, que podem ser metálicas (titânio) ou absorvíveis (que com o tempo são substituidas por tecido ósseo.

     No pós-operatório o braço é mantido numa tipóia por 4 a 6 semanas dependendo da gravidade da lesão. Pode ser necessário o uso de um coxim sob o braço por este período, se a lesão for mais grave. A tipóia poderá ser retirada para realizar alguns movimentos que serão orientados após a cirurgia. Os pontos são internos sem a necessidade de retira-los.

     O sucesso da cirurgia depende do tamanho da lesão e de quanto tempo ela existe. Quanto mais tempo levar para procurar um cirurgião para realizar o reparo, mais difícil será o reparo e a reabilitação, podendo se tornar uma lesão irreparável.

 

  Lesão do Supraespinhal

 

  Início do Reparo

 

  Tendão Reparado